Concurso para Compositores Emergentes no Festival Criasons

O Concurso para Compositores Emergentes, integrado no âmbito da segunda edição do Festival Criasons, tem como objectivo promover e divulgar a música erudita com particular incidência na matriz autoral portuguesa contemporânea, foi agora anunciado pela Musicamera Produções.

Convidam-se os jovens compositores portugueses e estrangeiros, com residência em Portugal, a enviar entre duas a três obras da sua autoria até ao próximo dia 27 de Setembro de 2018.

Todas as candidaturas serão apreciadas pela Comissão de Avaliação presidida pelo maestro Brian MacKay e composta pelos seis compositores residentes do 2º Festival Criasons. São eles Eurico Carrapatoso, Alexandre Delgado, Amílcar Vasques Dias, Fernando Lapa, Cândido Lima e Alejandro Erlich Oliva.

A Comissão escolherá um máximo de seis novos compositores que irão integrar cada um dos seis Programas definidos pelo painel de compositores seniores, proposto para esta edição do Festival.
Os candidatos selecionados serão então convidados a compor uma nova obra a ser apresentada, em estreia mundial, no 2º Festival Criasons 2018/2019, com interpretação ao vivo a cargo da Camerata Vocal e Instrumental Musicamera. Os seis Programas serão levados a diversos auditórios e teatros de Norte a Sul do país, bem como em digressões internacionais.

Todas as novas obras terão ainda edição em CD com o selo de uma editora de prestígio, estando também garantida a edição em partitura das mesmas.

Apostada em estimular a criação musical erudita contemporânea em três vertentes fundamentais – criação, apresentação pública e gravação/edição- , a Musicamera Produções reafirma esta iniciativa, convidando os compositores portugueses a participar neste fórum privilegiado de divulgação, fruição e análise da música (vocal e instrumental) feita hoje em Portugal.

Candidaturas ATÉ 27 DE SETEMBRO DE 2018 em:
Todas as informações e formulário de inscrição podem ser feitas no site oficial da Musicamera em https://bit.ly/2PK5Kfp


SOBRE O FESTIVAL CRIASONS

Inaugurado em 2011, o Festival CriaSons é inédito na dedicação às novas tendências da música de câmara portuguesa contemporânea. Na 1ª edição, promoveu um programa de dez concertos, alargado a seis cidades do país e levando a fruição de um repertório camarístico de excelência por todos. Reuniu a participação de três dos mais prestigiados agrupamentos da música de câmara nacional – Opus Ensemble, Duo Contracello e Quarteto Lopes-Graça – apresentando nove obras inéditas de sete compositores portugueses, em estreia mundial.

Deixar um comentário