Pechakucha Night estreia-se em Aveiro

Fenómeno à escala global, a primeira Pecha Kucha Night de Aveiro realiza-se na quarta-feira, 10 de Outubro 2018, às 21h21 no Avenida Café-Concerto, com entrada livre.
Com um painel de convidados pela organização. O elenco conta com apresentações de pessoas e projetos de áreas tão diversificadas como a cultura, arquitetura, fotografia, ilustração, biologia, mobilidade e integração social e cultural, entre outras. 

Os detalhes desta edição #0 podem ser encontrados na página de facebook PechaKucha.aveiro e no site https://www.pechakucha.org/cities/aveiro.

O que é o Pecha Kucha
Criado em Tóquio, em 2003, por Astrid Klein e Mark Dytham, enquanto espaço de encontro entre arquitetos, artistas, criativos e empreendedores que pretendiam dar a conhecer os seus projetos. Eles adotaram o nome de Pecha Kucha de um termo japonês para o som da conversa. Em português, o equivalente mais próximo seria “blá-blá-blá”.

A popularidade deste tipo de eventos e do formato de apresentação Pecha Kucha deve-se, primeiramente, ao fato de evitar alguns dos pontos negativos usualmente apontados às apresentações, tornando-as dinâmicas e eficientes, com a utilização de imagens e palavras-chave.

Pecha Kucha não é só conversa. É o formato speed-dating das conferências.
Uma apresentação Pecha Kucha (20 × 20) contém 20 slides – cada slide é  mostrado por 20 segundos e avança automaticamente, logo a apresentação terá a duração de 6 minutos e 40 segundos. O ambiente de uma sessão Pecha Kucha é geralmente envolvente, descontraído e animado. Uma vez que o “relógio começa a contar”, o público cria facilmente empatia com o(a) apresentador(a), desejando, por um lado, que ele(a) lhe conte uma história interessante e, por outro, que consiga cumprir as regras e não ultrapasse o tempo definido. Além do formato de conferência contra-relógio, também como no speed-dating, vai-se sempre na expectativa de que apareça alguma coisa – porque aparece de tudo – que nos encha as medidas. No final, a sessão resulta numa espécie networking com as pessoas a falarem umas com as outras, podendo até daí nascerem colaborações.

Com a primeira sessão já fechada a organização aceita inscrições para futuras sessões.

A organização lança o convite a toda a comunidade que pretenda realizar uma apresentação no formato Pecha Kucha de qualquer área de atividade, com o objetivo de tornar estas noites abertas à participação de qualquer um, e de forma a que todos aprendam com todos. Para essas propostas de apresentações em futuras sessões Pecha Kucha a organização pode ser contatada pela página de facebook PechaKucha.aveiro
e/ou pelo endereço de email pechakucha.aveiro@gmail.com.

Deixar um comentário