Al Doum & The Faryds apresentam Spirit Rejoin em Coimbra

Depois de uma marcante passagem pelo festival barcelense Milhões de Festa em 2015, voltam a actuar em Portugal, na terça feira dia 27 de Novembro de 2018 no Liquidâmbar, em Coimbra, pelas 22:30 hrs.

Os Al Doum & The Faryds são um colectivo de Milão que editou recentemente o seu quarto disco “Spirit Rejoin” pela “Les Disques Bongo Joe”.

As características substanciais do som deste grupo continuam a ser uma poderosa base rítmica e uma prestigiosa habilidade nas dinâmicas- O novo álbum mostra uma presença ainda mais afirmada de vários elementos e diversas influências do jazz dos anos 70 combinados com referências da música africana e do rock espacial.

Ouvir aqui o album: “Spirit Rejoin”

Este quarto álbum da banda italiana em comparação com trabalhos anteriores, em que as características substanciais do som continuam a ter uma poderosa base rítmica e a prestigiosa habilidade na dinâmica polirritmia, tudo é no entanto movido para acentos mais marcados de ascendência do jazz. Basicamente, Os Faryds absorvem e re-elaboram com intuições notáveis, elementos e influências díspares de algum jazz eléctrico ou rock-jazz-blues dos anos 70 (Miles Davis, Dr.John, Graham Bond, Jeremy Steig) e jazz espiritual (Sun Ra, Pharoah Sanders, Don Cherry, Brother Ah), casando-os com instâncias vigorosas de certos Afro-free jazz (Pyramids, Alkebu-Lan) e os enredos e improvisos mais freaks típicos do rock espacial.
O senso de completa unidade também está enraizado na sinergia equilibrada e no canto coral dos instrumentos, que têm uma reciprocidade osmótica perfeita e complementaridade.
Um papel muito importante é desempenhado pela entrada da Fender Rhodes, que realça cromaticamente as peças como contrapontos e ostinatos hipnóticos, perseguidos pelas misturas densas timbradas do saxofone alto e flauta, e do wah-wah rugido das guitarras, com trajectórias de ácido fluído.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.